Coaching e pessoa com Câncer

O Câncer é sem dúvida uma doença devastadora, que todos conhecem, alguns preferem nem utilizar a palavra “câncer” quando falam a respeito, e, independente da gravidade, é assustador saber que tem a doença, ou saber que um familiar ou amigo tem.

Muita coisa muda na vida da pessoa com câncer e de seus familiares. É como se a vida entrasse no modo stand by, e todas as energias se voltam para a cura da doença. O tratamento é doloroso, os medicamentos são fortes, as despesas são elevadas.

E quando todas as energias estão focadas na superação da dor, como retomar a vida? O que fazer depois? E depois de depois? É difícil pensar em outra coisa quando tudo está tão complicado, alguns sonhos podem inclusive ser interrompidos de forma definitiva (o câncer de colo de útero pode impossibilitar nova gravidez, por exemplo).

O Coaching, nesse contexto, seja para o paciente ou para o familiar, auxilia nesses próximos passos, a enxergar o que há de potência na vida e agir para continuar produzindo e realizando ações, concretizando sonhos, mesmo diante da doença.

O familiar também pode ser bem afetado pelo envolvimento no doloroso contexto do tratamento, e às vezes é este quem aperta o pouse em seus planos para apoiar integralmente à pessoa em tratamento (e isso é muito importante). Contudo, chega o momento em que este precisa retomar sua própria vida, e concentrar-se em suas metas.

É fundamental que seja identificado o melhor momento para a realização do coaching, se durante o tratamento ou após o tratamento. Há casos em que é realmente muito difícil olhar outros aspectos que não a doença. Para a realização do coaching, o emprenho e desejo da própria pessoa é fator mandatório. A pessoa precisa estar focada em encontrar soluções, e não focada nos problemas, e ter energia para agir.

Procure profissionais qualificados e tenha a doença como apenas uma parte da vida, não como sua totalidade.

dia-contra-cancer-simbolo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s