Fase de escolha profissional: curso técnico, superior ou intercâmbio

Pai/mãe: já conversou com seu filho sobre sua escolha profissional?

Nesse período de início de ano, alguns pais estão junto com seus filhos planejando os próximos passos, pesquisando cursinhos preparatórios, agências de intercâmbios, ingresso em cursos técnicos ou superiores, etc. Alguns ingressando o Ensino Médio, outros terminando, e a pressão de algumas escolas quanto a aprovação em vestibulares, ENEM.

Esse período também é cercado de incertezas devido as mudanças relacionadas ao mercado de trabalho, e a própria indecisão e incerteza quanto a melhor escolha.

Alguns pais (como os meus) adotam a postura de deixar o filho livre para escolher o que querem e apoiar na decisão, mas os filhos (como eu na época) nem sempre sabem qual o melhor caminho. Outros pais direcionam a formação, também apoiando no processo.

Mas qual a melhor carreira? Qual o melhor momento para entrar nessa carreira? Como as características desse jovem podem ser barreiras, e como superá-las?

A orientação profissional vem como um suporte nesse processo de escolha e definição profissional, por meio do autoconhecimento, pesquisa do mercado, compreensão do ambiente da profissão. Um estudo profundo de si e do mercado de trabalho, a fim de utilizar suas melhores competências para ter sucesso na carreira escolhida, e entender que competências precisará desenvolver para a adaptação à carreira escolhida.

Procure um profissional qualificado, e entenda os benefícios da orientação profissional.

escolher-profissao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s