Como definir metas

Melhor que sonhar, é realizar sonhos e desejos, colocar em prática, e viver a experiência de ter em mãos as possibilidades de definir aonde quer chegar, tanto em âmbito profissional, quanto nos negócios, na vida pessoal e acadêmica.

Há pessoas que são extremamente realizadoras, que idealizam e realizam o que querem com muita facilidade. Há também pessoas que sonham muito, mas apresentam dificuldades em realizar essas ideias.

Você já pensou sobre o que você quer fazer no próximo ano? E nos próximos cinco anos?

O despertar de um sonho ou desejo precisa estar inteiramente atrelado aos valores pessoais para que haja algum sentido, e este deve ser o pré-requisito.

Transformar desejo em meta

A principal diferença entre sonho e meta talvez seja a organização do pensamento em torno do objeto desejado, tornando-o mais concreto e real.

Para isso, é importante verificar a viabilidade, o tempo, prazo, os recursos materiais e humanos necessários, o que precisa ser feito e como as coisas precisam ser feitas.

Pense assim, meu sonho é viajar para o Havaí, e eu fico nesse devaneio em cada momento de distração. Certo dia, meu marido me propõe: “vamos planejar uma viagem de sonhos?”. Papel e caneta na mão, começamos a levantar os recursos necessários, como dispor desses recursos, quando conseguiremos reunir o necessário para arcar com todos os custos, o meu papel e do meu marido, a data da viagem, o roteiro, os documentos, etc.

E você pode pensar que isso é tornar a coisa toda muito chata, mas é justamente tirar da ideia e colocar no plano da realidade.

Divida em etapas e metas menores

Se você sabe exatamente quando irá realizar sua meta, o que precisa ser feito para chegar lá, e como você vai saber que chegou, está no rumo correto. Caso contrário, pare e reflita.

Para chegar na meta principal, divida em etapas menores, de forma a acompanhar todos os detalhes e não deixar nada escapar. Especialmente se a meta envolver um longo prazo para realização ou uma complexidade em sua estrutura.

Organize seu tempo

Sair do estado atual para buscar um sonho prevê adaptações na rotina, para colocar em prática as ações necessárias. Mesmo para quem julga ter tempo ocioso, a organização do tempo é fundamental.

Na organização do tempo, é importante avaliar se haverá necessidade de abrir mão de alguma coisa, os horários e rotinas fixas precisam ser consideradas, e uma margem para que possíveis imprevistos não comprometam o cumprimento das ações.

Não deixe de questionar: o tempo que eu defini a esta ação é suficiente? Cuidado para não se sabotar ou se cobrar demais estabelecendo prazos impossíveis de serem cumpridos.

Atividades que envolvam lazer, passatempos e criatividade também precisam ter seu espaço, e este precisa ser planejado.

 

Acompanhe e revise seu desempenho

É quase sempre um momento de comemoração e/ou adequação.

Acompanhar os avanços é estar atento a toda evolução do planejamento, avaliar o que está oferecendo melhores resultados ou não, adaptar o que houver necessidade, e seguir rumo ao alcance da meta.

A auto percepção se faz fundamental para eliminar o que talvez já não tenha mais sentido.

Seja S.M.A.R.T.

O SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 itens fundamentais:

  • S (specific – específica) a ação deve ser clara e detalhada, a ponto de não deixar dúvidas do que deve ser feito;
  • M (measurable – mensurável) a ação deve permitir a medição do progresso até a sua realização;
  • A (attainable – atingível) abandonar as ações impossíveis, o importante é que elas sejam desafiadoras, não desmotivadoras. Não se pode deixar de respeitar o momento, o local, a equipe, o investimento e o tempo disponíveis;
  • R (realistic – relevante) evitar ações que não irão agregar valor, defina ações bem pensadas e que irão ajudar a chegar ao seu objetivo. Elimine definitivamente ações inúteis;
  • T (time bound – tempo definido) estipule prazos para as suas ações, considerando que respeitem todos os passos, pessoas ou processos envolvidos, evite definir prazos que não tenham sidos acordados ou comunicados a todos os envolvidos em sua execução.

Estabelecer metas é ter controle sobre a própria vida e escolhas, é querer e conseguir realizar.

Caso alguma dessas dicas pareçam muito distantes, os valores pessoais sejam obscuros, e o tempo seja caótico, um profissional pode te auxiliar com Coaching ou Psicoterapia.

Fale comigo por aqui, ou mande mensagem pelo Whats app  para mais informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s