Manter o foco: os desafios das crenças limitantes

Nosso aprendizado se dá na interação da pessoa no mundo, em todas as fases da nossa vida, conforme o estágio de desenvolvimento e respectivas capacidades cognitivas.

Com esse aprendizado desenvolvido desde que nascemos, e com os eventos ao longo da vida, nós formulamos inúmeras crenças de todas as ordens, algumas conhecemos com facilidade, outras habitam nosso inconsciente.

A pessoa, mesmo sem comer jiló, ela acredita que não gosta, pelos mais diversos fatores: disseram que amarga, o cheiro não é bom, o aspecto não parece apetitoso, um parente distante de algum parente teve um problema de estômago por comer jiló, a primeira namoradinha da escola tinha hálito de jiló, fatores inconscientes, etc etc etc. Uma crença é formada, jiló é ruim.

Isso acontece o tempo todo sem que percebamos, e muitas vezes nosso corpo, condicionado ao longo da vida a nos proteger de sensações que não gostamos, age quase que automaticamente. As crenças, portanto, consistem no conjunto de convicções pessoais.

Crenças limitantesO problema das crenças produzidas é quando elas habitam a categoria de crenças limitantes, que nada mais é do que as crenças que nos impõem barreiras para fazer algo que queremos ou limitam nossa capacidade de seguir adiante.

As crenças limitantes representam um importante ponto trabalhado em coaching, e quase sempre a procrastinação e dificuldade em levar projetos adiante pode ter relação com isso.

Como mencionado anteriormente, as crenças são mecanismos extremamente complexos, como nós, humanos, não produzidos de forma linear (causa-efeito), mas com uma rica multiplicidade de fatores.

Encontrar as crenças limitantes e trabalhar com foco no positivo em um processo de coaching produz excelentes resultados para tirar aqueles projetos do fundo da gaveta, e para reduzir a procrastinação e conseguir finalmente tocar os projetos pessoais e profissionais.

Ao identificar que as crenças limitantes estão ligados a fatores mais dolorosos na história de vida, é importante considerar se preparar para visitar a esses fantasmas, tirar a sujeira debaixo do tapete, e produzir novos conceitos para os velhos problemas, resignificar aquela dor do passado. Difícil, não? Digo que isso é extremamente corajoso!

Crenças limitantes

As crenças limitantes estão necessariamente ligados a pensamentos que minam a potência, geralmente a frase da crença limitante vem com uma pergunta, acompanhada (consciente ou inconscientemente) de uma resposta com não.

Será que eu consigo? (Acho que não consigo)

Será que vai dar certo? (Pode não dar certo)

Será que vou ser feliz com esse resultado? (Esse resultado pode não me trazer a felicidade que espero ter)

O que fazer?

Autoconhecimento é o primeiro passo. Se olhe no espelho com visão de raio x, de forma ampla. Tenha contato consigo mesma, perceba como geralmente são suas escolhas, identifique suas potencialidades, o que você evita fazer, onde você se boicota.

coaching-percorso-624x436

Se questione! Muitas vezes aquilo que você tanto quer não é realmente você quem quer. Suas escolhas precisam necessariamente fazer sentido primeiramente a você. Um sonho que você teve a vida toda, ainda é seu sonho? Já foi seu sonho mesmo alguma vez?

Planeje e organize como será sua rotina para realizar cada projeto. Pode ser muito rápido ou demorar alguns anos, cada um tem seu tempo e seus recursos, e precisamos nos respeitar nisso.

Comece! O primeiro passo é tão importante quanto todos os outros até a linha de chegada. Mesmo que a meta esteja daqui dez anos, é preciso ter o pontapé inicial.

É preciso agir todos os dias, ainda que a meta seja de curto, médio ou longo prazo. Alcançar o ponto desejado implica em ação diária, constância.

Tenha serenidade e paciência, se você se conhece, você precisa se respeitar. Até o super homem possui seus limites, conheça os seus, se supere, mas se respeite.

Desenvolva recursos. Busque pessoas apoiadoras, que te sirvam de suporte e alavanquem seu potencial.


Faz sentido para você?

I can do it eu posso eu quero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s