Se permita

Arriscar parece mais fácil a uns do que a outros, mas o enfrentamento do risco é inerente às situações de mudança e que nos proporcionam coisas novas. Nada de bom vem sem o risco de desmoronar. Nos relacionamentos, aquele “sim” para outra pessoa, o voto de confiança. Nos negócios, aquele investimento inicial (alvarás, recursos físicos, fluxo de caixa, etc). Começar aquele esporte tão prazeroso, investir em equipamento, contratar um educador físico. E mais, o início de um projeto de qualquer natureza, uma nova meta, ter um filho, se divorciar, iniciar uma graduação, investir no mercado financeiro… seriam infinitos os exemplos.

Vale à pena abrir mão de arriscar pelo medo de não dar certo? Sem dar esses passos à diante, a tendência seria a inércia. Ou permanecer vivendo as decisões das outras pessoas à volta.

Se por um lado, tomar riscos é importante, por outro lado, não podemos ser imprudentes e irresponsáveis. É preciso conhecer quais são os riscos reais, quais são os riscos fantasiosos e imaginários, e planejar para que nenhum desses riscos afetem de forma drástica aquilo a que você se propõe.

É preciso criar contingências (se isso der errado desta forma, posso fazer aquilo para diminuir os danos). Da mesma forma, também é importante avaliar se você tem a estrutura (física, emocional, relacional e/ou material) necessária para dar esse passo, e se não tem, como providenciar.

Permita-se, e seja protagonista! Pra viver a chance de dar certo, é preciso conviver com o risco de que as coisas não saiam como deseja. E não tem problema.


Ficou difícil? Busque apoio de um profissional.

Se permita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s