Orientação Profissional

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

É o processo pelo qual, com o apoio de Métodos e Técnicas Psicológicas, se investigam os interesses, aptidões e características de personalidade do cliente, visando proporcionar-lhe condições para a escolha de uma profissão (Resolução do CFP n.º 003/2007, de 12/02/2007).

A Orientação Profissional consiste em um programa objetivo e pontual, direcionado a jovens em fase de escolha da trajetória profissional,mas estão em dúvida quando ao direcionamento para a realização de suas escolhas.

O principal foco da Orientação Profissional é a busca pelo autoconhecimento e o conhecimento do mercado de trabalho, analisando todos os fatores envolvidos junto a aspectos sociais, ambientais, e pessoais.

Descrição do Programa

Serão realizados de quatro a seis encontros, com metas e objetivos estabelecidos para cada etapa da Orientação Profissional:

  1. Anamnese Psicológica + Teste Psicológico + Plano de Ação
  2. Devolutiva da primeira avaliação + Aplicação de Técnicas e Testes Psicológicos + Plano de Ação
  3. Devolutiva + Autoavaliação + Elemento Surpresa (as opções serão apresentadas na proposta) + Plano de Ação
  4. Devolutiva Final + Laudo +Encerramento

Proponho, ainda, uma opção de programa de Orientação Profissionais, com algumas etapas adicionais, como contato com profissionais da área, mapeamento de expectativas x realidade, dentre outras, chegando ao total de seis encontros.

Os encontros em que há participação dos pais serão o que antecede ao primeiro, para assinatura do contrato e autorização de realização do programa, quando se tratar de cliente menor de idade, e o encerramento.

Ao término do Programa de Orientação Profissional, caso o cliente deseje continuar com os encontros, o mesmo será direcionado para a modalidade de psicoterapia.

Orientação Profissional também é Interesse dos Pais

Muitos dos jovensescolher-profissao que ingressam em alguma formação após o Ensino Médio, ainda com alguns conflitos ou dúvidas, desistem do curso de formação ainda no primeiro ano da graduação.

Os custos envolvidos nesse um ano de formação são inúmeros, como mensalidades, materiais, transportes, hospedagens, dentre outros, que com a formação interrompida não gerarão retorno.

Além disso, é importante ressaltar os aspectos ligados a motivação e autoestima do jovem, que tem receio por ferir às próprias expectativas e o desejo dos pais, e este precisa de iniciativa para recomeçar, algumas vezes ainda sem saber qual escolha fará (optar por uma nova formação, ir para o mercado de trabalho, etc).

Anúncios

Um comentário em “Orientação Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s