Autoconhecimento – Não precisa ser tão difícil olhar para si

Ninguém melhor do que você para se conhecer, você que detém a própria construção de si, suas impressões, escolhas, dúvidas, realizações.

Mas, porquê ainda vemos autoconhecimento como algo, às vezes, distante da realidade?

“Não tenho tempo para mim”. Esta frase muito comum costuma me chocar, pois parece que todas as escolhas dos donos dessa frase têm seu tempo roubado pelo que fazem diariamente. Por quê está distante de você quando está no trabalho, ou fazendo serviços domésticos, ou ainda brincando com os filhos? Por quê o tempo em que está fazendo tudo isso não é seu tempo? “Só tenho tempo PARA o trabalho” ou “dedico muito tempo VIVENCIANDO meu trabalho”? Preste atenção na diferença dessas duas formas de dizer.

Quando nós investimos em autoconhecimento, fazemos escolhas mais próximas de nós mesmos em relação ao que fazemos, como e com quem. Como se a nossa vida passe a fazer sentido, pois temos possibilidade de agir de forma mais alinhada conosco, com nosso corpo, nossos valores, e com tudo o que faz sentido para si, em cada momento.

O autoconhecimento é sempre um recorte do momento, alinhado a uma construção (passado), e uma expectativa (futuro). Meu pensamento hoje é diferente do de um período anterior, e minha projeção em relação ao futuro também pode ser diferente. Não temos que ter medo de mudar a forma de pensar. Portanto, o processo de autoconhecimento (olhar para si) precisa ser constante.

E precisa sertão difícil olhar para si mesmo? Não tem tempo para isso? É besteira? É pouco importante diante de todas as mazelas do planeta mundo? Se você não olhar para si, quem decidirá seus próximos passos? E o que acontecerá contigo se seus próximos passos não forem alinhados aos seus propósitos, crenças e valores?

Autoconhecimento é um processo que fala da constituição da pessoa como um todo, e também do corpo da pessoa, tão importante quanto o restante. Olhar para si é perceber o que seu corpo está dizendo, aprender como este corpo se comunica (dor de barriga, queimação no estômago, cãibra, sudorese, respiração curta, apneia, coceira, ruga, linha de expressão, cabelos brancos). Nosso corpo conversa conosco, ele chama a atenção sem deixar recados, e geralmente nós não damos ouvidos. Esse nosso corpo é tão inteligente, mágico e grandioso, que ele nos conta nossa história, passando por gerações anteriores, história dos nossos pais e avós passam pela nossa pele.

Vamos refletir sobre isso?

Se acolha.

Se escolha.

Autoconhecimento.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s