Visando atender a diferentes finalidades e demandas, a Avaliação Psicológica é composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que vão embasar a análise do psicólogo. Desta forma, os testes psicológicos podem ser uma das ferramentas utilizadas, mas a Avaliação Psicológica não para por aí, pois envolve também a análise do profissional de psicologia por meio de entrevistas, dinâmicas de grupo ou do próprio contato com o cliente em Psicoterapia.
A Avaliação Psicológica está muito presente em processos de recrutamento e seleção, e por isso é muito conhecido, mas pode ser utilizado em vários outros contextos.
Além disso, nem todas as formas de avaliação e nem todos os profissionais que atual com esse subsistema de RH são da área de psicologia, e o Conselho Federal de Psicologia atua fortemente coibir práticas ilegais, e monitorar a atuação dos profissionais dessa classe.
Quanto aos testes psicológicos, o Conselho Federal de Psicologia regula deu uso e frequentemente revisa os testes utilizados, e aqueles que tornam-se obsoletos são retirados da lista de testes de uso permitido.
Outros contextos em que a Avaliação Psicológica pode ser utilizada:
*Psicodiagnóstico
*Orientação Profissional
*Avaliação de Desempenho
*Coaching
*Psicologia do Desenvolvimento Infantil
*Etc.
O mau uso das ferramentas que compõem a Avaliação Psicológica por parte dos profissionais, gerou certo descrédito e até a banalização dentro da própria categoria. No entanto, quando realizada por profissionais competentes que prezam pela ética, o resultado é extremamente positivo.
Publicado do WordPress para Android
