O papel da psicologia (na avaliação de potencial)

123

A Avaliação de Potencial é um serviço ligado à área de desenvolvimento de pessoas, e pode ser de grande valia em diferentes momentos da carreira.

Estou iniciando uma nova trajetória, uma atividade que há muito tempo não atuo, e como profissional liberal. Parece mudança suficiente em uma psicóloga que após cinco anos atuando apenas com RH começa a atuar na área clínica. As competências que desenvolvi nos últimos cinco anos talvez não sejam suficientes nesse momento certamente vou precisar desenvolver aspectos que no meu trabalho em indústria, com regime CLT, eu não precisei exercer.

Diante disso, parei um dia nessa semana e comentei com uma amiga (que está em um momento parecido comigo) meu desejo em realizar uma avaliação de potencial, um levantamento de competências, e traçar metas e planos de ação para eu ser mais assertiva em minha nova trajetória.

Certa vez, há cerca de três anos, antes de iniciar o trabalho em clínica, fui procurada por um profissional da área técnica, que ocupava alguns anos uma posição de supervisão, e se sentia estagnado, para auxiliar no autoconhecimento, suas competências, e identificar que outras atividades seriam interessantes para ele. Percebemos, com o tempo, que sua angústia era a possibilidade iminente de se tornar coordenador de sua área, e ele estava em um momento de priorizar a família, ele tinha um bebê com deficiência e precisava dar suporte à esposa. A questão era que a posição de coordenador exigiria que ele trabalhasse até mais tarde, e as vezes envolvendo fins de semana, e a posição na qual se encontrava era bem confortável nesse sentido. Conversamos, levantamos vários aspectos, e traçamos uma trajetória mais horizontal, além de muitas outras questões que tivemos oportunidade de tratar.

Uma situação um pouco diferente foi com um grupo de três estagiárias que estavam concluindo um curso de administração, atuavam em três áreas distintas na empresa e sabiam que era grande a chance de serem contratadas, mas tinham curiosidade por outras rotinas e áreas de atuação. Fizemos uma avaliação de potencial, conversamos com profissionais de áreas diferentes sobre conquistas e desafios, avaliamos feedback do gestor atual, etc. As três fizeram suas escolhas, duas delas estão extremamente felizes na empresa até o presente momento, e a terceira menina abriu seu próprio empreendimento.

A avaliação de Potencial pode ser utilizado em diversas situações :
*Transição de Carreira
*Dúvidas quanto à carreira
*Desenvolvimento profissional
*Busca do primeiro emprego
*Avaliação de Desempenho
*Avaliação para planejamento de carreira

Procurem, senhores, profissionais qualificados! Invistam em vocês.

Um comentário em “O papel da psicologia (na avaliação de potencial)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s