O que é Avaliação Psicológica?

Visando atender a diferentes finalidades e demandas, a Avaliação Psicológica é composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que vão embasar a análise do psicólogo. Desta forma, os testes psicológicos podem ser uma das ferramentas utilizadas, mas a Avaliação Psicológica não para por aí, pois envolve também a análise do profissional de psicologia por meio de entrevistas, dinâmicas de grupo ou do próprio contato com o cliente em Psicoterapia.

A Avaliação Psicológica está muito presente em processos de recrutamento e seleção, e por isso é muito conhecido, mas pode ser utilizado em vários outros contextos.

Além disso, nem todas as formas de avaliação e nem todos os profissionais que atual com esse subsistema de RH são da área de psicologia, e o Conselho Federal de Psicologia atua fortemente coibir práticas ilegais, e monitorar a atuação dos profissionais dessa classe.

Quanto aos testes psicológicos, o Conselho Federal de Psicologia regula deu uso e frequentemente revisa os testes utilizados, e aqueles que tornam-se obsoletos são retirados da lista de testes de uso permitido.

Outros contextos em que a Avaliação Psicológica pode ser utilizada:
*Psicodiagnóstico
*Orientação Profissional
*Avaliação de Desempenho
*Coaching
*Psicologia do Desenvolvimento Infantil
*Etc.

O mau uso das ferramentas que compõem a Avaliação Psicológica por parte dos profissionais, gerou certo descrédito e até a banalização dentro da própria categoria. No entanto, quando realizada por profissionais competentes que prezam pela ética, o resultado é extremamente positivo.

Publicado do WordPress para Android

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s