Respeito Incondicional

incondicional
1.que não está sujeito a qualquer condição ou restrição
2.independente de quaisquer limitações
3.que deve executar-se em quaisquer condições
(FONTE: app Dicionário de Língua Portuguesa Porto Editora)

Estou no ambiente empresarial há cinco anos, entendo as condições de pressão e necessidade de resultados, e vejo o elevado grau de stress diariamente. É importante reconhecer, ainda, a importância das relações sociais no trabalho, e quanto elas afetam significativamente os resultados esperados.

Quando penso no respeito, considero não haver condições ideais para sua presença ou ausência. O respeito é condição primária para o estabelecimento de relações sociais saudáveis. Ou seja, independente do nível hierárquico, remuneração ou poder aquisitivo, localidade, origem, escolaridade.

Lidamos diariamente com muitas pessoas, especialmente se consideramos nossa presença virtual decorrente das redes sociais podemos multiplicar por infinito, e o respeito é um fator primordial para a convivência (ou mesmo existência) do ser humano.

Se somos dotados da capacidade de raciocínio, precisamos exercer controle sobre nós mesmos, e atuarmos com respeito ao outro.

Parece fácil, mas não é.

É saber que lidamos com diferenças, e aceitar sem ofender ou julgar, ainda que acreditamos fielmente que a outra parte estar errada. Coexistir sem denegrir ao outro.

Enquanto profissional de RH, atuando há algum tempo no ambiente corporativo, vejo diversos colegas de profissão faltarem com o respeito ao outro. A sensibilidade nos é roubada pela automatização da rotina, e acaba faltando o mínimo – o que me deixa angustiada. Mas não busco aqui uma justificativa para a frieza de alguns RH.

Por as relações serem estabelecidas por trocas (de coisas a agregar, de ouvidos pra ouvir, etc), é necessário refletir sobre o que se pode extrair de uma relação, e como contribuir com as próprias experiências e vivências.

Não tem dia bom ou ruim para respeitar. É um exercício diário, com a prática da percepção de si e do outro.

Um comentário em “Respeito Incondicional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s