Como em outras áreas da saúde, o psicólogo também realiza atendimento domiciliar, embora esta modalidade ainda seja pouco conhecida. Mas para a realização do atendimento domiciliar, há critérios e limites que precisam ser respeitados, e a ética vem sempre em primeiro lugar.
Em geral, a demanda pelo atendimento vem do próprio cliente, por fatores relacionados a condição física comprometida, ou pelo próprio estado psicológico da pessoa.
Limitações Físicas
- Gravidez de risco
- Pessoas idosas
- Pessoas com Deficiência
- Pessoas em recuperação de doenças (AVC por exemplo), cirurgias ou acidentes
Limitações Psíquicas
- Fobia social
- Crise de abstinência
- Estado crônico de transtorno depressivo, ansioso, obsessivo-compulsivo
Alguns cuidados, entretanto, são fundamentais, respeitando a ética conforme citei anteriormente. É necessário haver na casa um ambiente onde haja privacidade, para que o sigilo seja verdadeiramente respeitado. Além disso é imprescindível que a pessoa tenha interesse na terapia, esta não pode ser imposta.
Ressalto, ainda, que nos casos em que há grande comprometimento da saúde da pessoa, a terapia precisa estar alinhada a um acompanhamento médico.
As vantagens da terapia psicológica domiciliar:
- Facilidade logística
- Alcance a um público que não tem condições plenas de locomoção
- Alcance a demandas crônicas e com sintomas mais profundos
O atendimento Psicológico Domiciliar pode ser realizado na residência do cliente, em instituição de repouso, hospital, clínica de reabilitação.
Dependendo do caso, o trabalho do psicólogo no atendimento domiciliar também demanda uma orientação à família.
Ressalto que de maneira alguma o Atendimento Psicológico Domiciliar terá o intuito de permitir que o cliente se acomode. A ideia não é a praticidade, mas o alcance ao público que tem dificuldade de chegar ao consultório.
Lembrando que a estratégia de tratamento será definida entre psicólogo e cliente na sessão de avaliação.
___


