Hoje completam cinco anos de minha formatura, e em todo ano escrevo algo que diz do meu aprendizado e da minha prática profissional em psicologia.
Foi a primeira formação acadêmica. Mas não foi só isso. Para mim, aqueles anos representaram mais do que uma graduação em psicologia, mas uma importante parte da minha formação enquanto gente que habita esse mundo.
O momento em que eu recebia aquele canudo na mão, no auditório lotado em plena segunda feira, com uma ausência justificada de vários membros da minha família, e eu escutava gritos e aplausos, foi marcante. Era ao mesmo tempo uma grande conquista, resultado de grandes esforços, investimentos, dores e saudades, rompimentos, e também era o início de uma trajetória onde a responsabilidade era grande. E eu senti por um momento certo receio de não corresponder a essa responsabilidade.
A formação em psicologia me ensinou a perguntar, a pensar, a ver o todo juntando as peças. Aprendi muito sobre as linguagens, a vida, as perdas.
Mas não deixo de aprender, continuo a cada dia redescobrindo as psicologias. Exército diariamente a observação e a análise.
Sou muito feliz na minha profissão, e espero que todo ano eu tenha motivação para escrever algo sobre meu aniversário de formatura.
Publicado do WordPress para Android