Luto

O luto é o período em que internalizamos o fim de algo, de um ciclo, de uma vida, de uma morte.
Em nossa sociedade, vivenciar a morte é extremamente complexo, a depender do vínculo e do significado daquele “antes” que se foi.

Esta passagem é, sem dúvida, um evento estressor para a pessoa, gerando sofrimento intenso. É, portanto, momento de cuidado com o outro, enlutado.

Eu passei a ver a morte de uma pessoa que compõe nossa história, como a morte de uma memória minha. Jamais terei acesso novamente a parte da minha história, que seja na memória que somente aquele cultivava. Como na morte do meu avô e dos meus tios, que levaram parte da minha história que jamais conhecerei. .
E é natural que seja assim, finito.

Morte é uma etapa do ciclo da vida, simultânea ao início de outras etapas. Não é linear, ao passo que o restante do mundo continua. Algo termina enquanto há outras coisas começando. O fim de uma vida é ao mesmo tempo início de outra vida, uma vida sem aquele/aquilo que se foi.

O processo de luto é natural, vivenciamos de forma diferente, portanto não podemos comparar o meu luto e seu. É o processo de dar novos significados a tudo o que continuou, fazer escolhas sobre a maneira de seguir à diante, o que continuar carregando e do que abrir mão.

É difícil. Não se isole. Se cerque de quem você ama. Peça ajuda sempre que julgar que precisa. Não se compare com as outras pessoas, cada uma tem seu tempo.

Luto (2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s