Terapia de Casal: a relação como competição

image

Quando há competição, sempre há um vencedor e um perdedor. No relacionamento o vencedor é o desgaste e o perdedor é o relacionamento.

A competição é muito bem vista nos esportes, e no mercado de trabalho. Mas em casa, pouco vai importar quem tem ou não razão, quem estava certo, quem começou com a implicância. Esse tipo de rivalidade não vai produzir nada, a não ser mágoas.

Essa competição, com o passar do tempo, tende a provocar discussões e brigas, que quando vistas isoladamente o motivo é fútil, mas que vem de um desgaste produzido aos poucos.

Não é difícil perceber um casal rival. Frases simples como “Eu te avisei”, “Você quem comecou”,  “Eu estava certo, admita”, “Eu sabia o tempo todo, você sempre me contraria”, “Se você me ouvisse”, etc etc etc.

Eu disse que parecem frases bobas, e são quando olhadas isoladamente, sem um contexto. Mas em alguns relacionamentos, essas frases que citei são a base de uma noite de conversa, que ao final tem que chegar a um vencedor, aquele que estava certo.

Uma coisa é certa, ninguém compete sozinho. Para haver o duelo deve haver pelo menos dois personagens. E é justamente esse o ponto importante para iniciar uma mudança no contexto do casal.

Eu falo com meu marido / minha esposa, mas ele/ela não reconhece.

Ok. Mas qual é a minha parte? Será que consigo fazer alguma coisa sozinho(a)?

Existe rivalidade de um só? Não. Então basta deixar o outro sempre ser a parte certa para evitar os atritos, que podem ser bem dolorosos.

Contudo, apenas o diálogo eficaz pode encontrar uma forma duradoura de resolver.

Vamos observar, sugerir, dar feedback.

Mas aí alguém comenta: ela falando assim parece fácil, como se existe e apenas um problema.

Eu sei que em qualquer relação vai existir um número de problemas até difícil de mensurar, e também complexos para identificar. Quando nessa situação, pode ser que o casal não consiga resolver sozinho, e precisa buscar suporte.

Publicado do WordPress para Android

Anúncios

2 comentários em “Terapia de Casal: a relação como competição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s