Crise no Brasil e Transição de Carreira

O Brasil enfrenta atualmente um período de crise econômica em todos os setores, e podemos notar o aumento do índice de desemprego, em paralelo ao aumento do custo de vida.

Diversos projetos privados estão entrando em recessão, com destaque para as áreas navais e offshore, devido também aos escândalos de corrupção na Petrobras, mas sem excluir outros fatores.

Com isso, profissionais extremamente qualificados estão disponíveis no mercado de trabalho, buscando novas oportunidades, que podem não chegar tão rápido quanto se gostaria.

O trabalho possui um significado social que transcende o sustento familiar e a manutenção de uma renda. Minha avó já dizia que o trabalho era a dignidade do homem, e que mente ociosa era a morada do inimigo.

Com isso, o profissional tende a enfrentar um grande conflito entre buscar uma recolocação na qual mantenha seu padrão anterior, e a dificuldade em consegui-lo, e a iminente necessidade de buscar outras alternativas, abrir mão de algumas condições ou tipos de vínculo com os quais estava habituado.

Em alguns casos, especialmente quando tratamos de cargos de alta gestão, os profissionais estão concorrendo com gestores de diversas partes do mundo, o que aumenta ainda mais a angústia diante daquela temida palavra que muitos nem ousam dizer (desemprego), substituindo-a pela bela transição de carreira.

Mas será que os profissionais estão se resignificando? Será realmente que estes estão se colocando no papel de lutadores ou de vítimas? E essa transição, o que estamos fazendo para colocar lá em prática.

O mercado de trabalho é cruel sim, e não só elimina aqueles que não estão preparados e qualificados, como também seleciona dentre estes aqueles que se destacam por algum fator diferencial.

A crise não tem data para acabar, economistas pragmatizam dois anos até uma melhor tranquilidade no mercado.

Como passar por essa turbulência? Como resignificar minha existência? Como identificar outras formas de lidar, outras habilidades? Tem a psicologia alguma ação possível?

Assuntos para o próximo post.

Publicado do WordPress para Android

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s