Casamento, escolha por uma ou outra formação acadêmica, mudança na carreira, compra de um imóvel, divórcio.
Decisões como essa e outras demandam reflexão, pois os impactos serão invariavelmente sentidos após algum tempo.
Algumas pessoas escolhem seus caminhos de forma mais impulsiva, sem avaliar ônus e bônus. E pode dar certo, mesmo que a pessoa nunca saiba o porquê.
O ideal é saber o motivo de ir por um caminho, os ganhos e perdas possíveis, e o plano B. Caso a pessoa opte por permanecer como e onde está, é interessante se fazer algumas perguntas: o que me segura aqui? O que ganho estando aqui? A que tenho que me submeter? Estou deixando de conquistar algo? Estou parado? Estou me movendo? Por quanto tempo mais? Etc.
O que acontece é que algumas decisões estão carregadas de fatores e amarras emocionais, das quais é complicado se desvincular.
“Quero fazer medicina porque meu pai é médico”. Ótima observação, mas eu perguntaria novamente, por que VOCÊ quer fazer medicina.
“Quero me divorciar, mas tenho medo de ficar sozinho”. Aqui temos vários complicadores. O medo em si, o sair de uma relação conjugal, e outras pessoas ou fatores envolvidos (filhos, financiamentos, por exemplo).
Em alguns casos o esgotamento ou a favorabilidade de ter outros motivadores, bem como a estabilidade emocional auxiliam em uma decisão rápida. “Vou largar meu emprego e vou viajar para o exterior, estudar, retorno em um ano e inicio uma busca de oportunidades”, ou “vou sair de casa, fazer novas amizades, me envolver com outras atividades, e abrir mão das relações que minam minha alegria”.
Em alguns momentos, a pessoa vai sim precisar de apoio e ajuda para decidir por ir ou ficar. Quando as emoções tomam lugares onde a racionalidade seria primordial. Quando a pessoa apresenta sintomas (medo, depressão, crise ansiosa, pânico, etc). Em certos momentos, o sujeito sabe o que quer, sabe como fazer, mas amarras sociais o impedem.
Nestes casos, recomendo se cercar de relacionamentos de confiança e afeto. E procurar por um profissional qualificado.
Publicado do WordPress para Android