A construção da imagem profissional

Costumo dizer principalmente quando lido com turmas de jovens e adolescentes que a construção da imagem profissional se inicia antes do que pensamos, e alguns detalhes são de se ter especial atenção.

No meu tempo de criança, nas aulas de educação física, o professor elegia dois alunos para escolherem o time. Os dois alunos iam escolhendo os melhores naquele esporte, e os que não gostavam ou tinham porte franzino ou não eram habilidosos sempre ficavam para o final. Algumas vezes os de porte franzino surpreendiam com muita facilidade no esporte, mas a imagem não os ajudava a serem escolhidos primeiro. Na aula seguinte, os alunos que escolhiam o time selecionavam primeiro os que tiveram melhor desempenho na aula anterior. Alguém mais lembra disso?

Digo que no mercado de trabalho não é muito diferente. Aqueles que apresentam fatores de destaque diante do contexto, estão nas melhores posições, são escolhidos primeiro. Estes, contudo, precisam mostrar isso de alguma forma. Ou seja, além da qualificação e habilidades, a apresentação pessoal.

É importante se fazer a pergunta: Que imagem eu quero passar? Essa é a pergunta chave para a apresentação pessoal, nas redes sociais, em uma entrevista de emprego, na classe, no estágio, em eventos.

Em que consiste a apresentação pessoal? O vocabulário, tom de voz, vestuário, acessórios, abordagem ao outro e a comunicação são alguns fatores que destaco.

Mas o que é o certo?

Na semana passada, conversando com uma cliente, fiz a pergunta mágica, “que imagem você quer passar?”, pois ela iria anunciar no Facebook sua disponibilidade para a realização de serviços realizados na residência dos clientes dela, e questionei como era sua página. Ela me olhou franzindo a testa, e eu coloquei para ela pensar que se eu fosse contratar um serviço na minha casa, ia querer ver profissionalismo na pessoa que está oferecendo os serviços. Nesse caso, uma sugestão seria manter duas páginas, uma pessoal e outra profissional, após a conclusão de que as postagens de sua página eram muito íntimas.

Para pensar o que é ideal, deve ser levado em consideração o tipo de serviço realizado. Se a atuação é na área de comunicação ou design, é ideal que eu passe a imagem de uma pessoa comunicativa e criativa. Se a atuação é na área financeira, é ideal que eu transmita uma imagem de discrição, assim como na minha profissão de psicóloga. Se a atuação é com atividades manuais ou que exigem grande mobilidade, as roupas precisam ser confortáveis.

E assim, pensando no contexto de trabalho, no tipo de ambiente, nas pessoas que estão no mesmo ambiente, volte à pergunta “que imagem eu quero passar”, a aga com coerência nos ambientes relacionados.

Destaco que adequamos nossa imagem conforme a ocasião, mas não podemos deixar de nos atentar, especialmente em relação às redes sociais, onde não podemos ter controle da disponibilização dos dados. As vezes vale a pena manter uma página pessoal e outra profissional, controlando a disponibilização para visualização.

Não há certo e errado. Há o adequado.

E quando eu começo a me preocupar com isso? No momento em que penso em me inserir no mercado de trabalho.

Meu noivo cursa graduação, e a turma dele apresenta pessoas com comportamentos quase que infantis. Muitos têm medo de networking, até mesmo evitando relacionar-se cordialmente com pessoas da própria classe que possuem excelente posição no mercado de trabalho, e entram em conflitos pelos motivos mais banais que se pode imaginar, envolvendo boa parte da turma em atritos fúteis. Essas pessoas ainda não está refletindo a respeito de como serão lembrados quando buscarem uma posição no mercado de trabalho, ou quando forem prospectar clientes.

O momento de começar a se preocupar com a imagem profissional é quando as relações profissionais se iniciam, no caso que citei, nos bancos da faculdade, seria um bom momento para pensar a respeito.

Publicado do WordPress para iPhone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s