Não basta querer

Querer é muito importante, mas não se realiza nada apenas com desejo.

Um dia desses, em um evento social, conversa com um colega que havia emagrecido cerca de 25 kg em um ano, e vinha mantendo o peso no último ano. Ele teve sobrepeso por muito tempo, inicialmente negando qualquer iniciativa para mudar sua condição, relata que não via o peso como um problema. Anos depois, começou a jogar futebol americano, em um posicionamento em que seu tamanho e peso eram importantes, mas sua falta de condicionamento físico eram barreiras para sua evolução no esporte. No entanto, esse não foi o fator que o fez buscar o emagrecimento, mas foi um deles. O que mais o incomodava eram os relacionamentos íntimos, pois mesmo sendo muito extrovertido, começou a ter vergonha de manter relacionamentos íntimos por conta do seu corpo, muitas vezes chegando a evitar esse tipo de contato. A gota d´água foi um dia em que entrou na loja de roupas que costumava frequentar, e as roupas que mais o atraiam não tinham tamanho que coubesse nele. Questionou-se até onde ele chegaria, e decidiu que chegaria no ponto em que se sentiria satisfeito com seu corpo. Decidiu que emagreceria 20 kg, e seis meses depois havia engordado 2 kg.

Não basta desejo ou vontade, é necessário começar a agir.

Esse mesmo homem percebeu isso. Nos seis meses em que engordou após decidir emagrecer, notou que não bastou se matricular na academia e ir até o nutrólogo e nutricionista, ele precisava agir. Procurou um psicólogo, que o apoiou na superação das principais barreiras que comprometiam seu emagrecimento, as barreiras emocionais e psicológicas. Um ano depois, estava mantendo um peso 25 kg menor.

Dizer que é fácil? Talvez mais fácil do que o monstro criado pela própria pessoa. No caso citado, ele precisou ir para a terapia para conhecer e derrotar alguns desses fantasmas que o faziam resistir.

Antes da ação de começar a treinar e a se alimentar melhor, ele precisou agir no sentido de buscar um acompanhamento psicológico, era uma demanda que ele tinha. Poderiam ser outros bloqueios, espirituais, por exemplo. A ação deve começar onde há barreiras que o impeçam de alcançar seus sonhos e desejos.

resist-weight-loss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s