18 de maio

Hoje, 18 de maio, uma data que propõe lembrar, refletir e problematizar dois assuntos de extrema relevância em nossa sociedade, e não apenas para profissionais das áreas de saúde e social.

Dia da Luta Antimanicomial

Manicômio é jaula, depósito de histórias, pessoas e corpos. E minimizar a potência de vida, até só sobrar o funcionamento dos órgãos vitais.

O dia da Luta Antimanicomial vem lembrar desse tipo de prática, que nos marcou por tanto tempo e ainda permeia nosso inconsciente, de excluir pessoas com problemas e transtornos mentais, mas que não são diferentes de você e de mim, com limitações, diferenças, angústias.

Pessoas com transtornos mentais precisam, eventualmente, de atenção especial para fazer desabrochar o que nelas há de melhor – diferente de nós?

18-05 anti

Dia nacional do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

A data de hoje foi escolhida para lembrar – e principalmente combater  – o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, fazendo menção ao Caso Araceli, que ganhou notoriedade em âmbito nacional (e até hoje não houve punição ou retratação) pelo absurdo cometido. Aproveite para conhecer sobre o caso.

Como aconteceu com Araceli acontece com várias e várias crianças em todo o Brasil, dia após dia, corpos violentados e enterrados, futuros brilhantes destruídos e omitidos.

O abuso sexual consiste na prática libidinosa contra a criança e adolescente, e produz impactos físicos e psicológicos.  A exploração sexual consiste na prática sexual contra a acriança e adolescente a fim de produzir lucro.

18-05 inf.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s