Cuidados com o corpo e saúde mental

Janeiro Branco é a campanha realizada anualmente a fim de conscientizar e criar uma cultura de conhecimento e diálogo sobre Saúde Mental, além de desmistificar conceitos e levar o assunto para o cotidiano.

O modelo cartesiano de educação, o qual rege a nossa forma de ver e viver o mundo, parte da separação de corpo e mente/alma, em que o corpo físico detém maior objetividade e a mente/alma produz mensagens incertas e ilusões. Esse olhar gera desconfianças quando se fala em Psicologia e Saúde Mental, como a mente sendo algo transcendental, fora do domínio.

No entanto, quando falo de corpo refiro-me a toda a matéria que nos compõe: visível e invisível, material e imaterial, pele, carne, ossos, vísceras, órgãos, desejos e paixões. O corpo é uno.

Corpo e mente/alma não exercem posições hierárquicas um em relação ao outro, pois formam um mesmo todo. Explicando de forma cartesiana, corpo e mente juntos formam um corpo integrado, coexistem, retroalimentam, um interfere diretamente no outro.

Portanto, cuidar do funcionamento do corpo, da aparência, da higiene, da saúde do corpo, é cuidar da Saúde Mental. Identificar as potências do corpo, e criar relações potentes com o corpo, é cuidar da Saúde Mental.
Slide2

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s