Sabe como é chegar do trabalho, deitar no sofá, desligar o celular, e descansar? Ter um tempo para você, sem cobrança de casa e do trabalho?
Muitas vezes temos uma realidade bem diferente, em que chegamos de um trabalho e iniciamos outra jornada, em uma ocupação diferente, profissional, doméstica ou acadêmica. Conhece quem trabalha em um turno e estuda no outro? E quem tem duas fontes de renda, chega de um serviço e inicia outro? Há ainda os que invariavelmente levam trabalho para casa, como os professores. Isso sem falar na jornada sem fim dos trabalhos domésticos.
Olhando desta forma, parece que o ciclo de trabalho não acaba. Isso é muito comum nos dias de hoje, e a própria sociedade cobra muito essa jornada infinita. Além disso, há o mal estar social provocado pelas incertezas financeiras e do mercado de trabalho – um dia está tudo bem, no outro dia não mais.
Relaxar está se tornando tão difícil e raro, não é mesmo? Mas é muito importante, um cuidado fundamental com a saúde.
Respire fundo e relaxe. Se organize, anote na agenda, e tire um tempo para isso. Até mesmo nossos aparelhos eletrônicos (celular, computador) travam e esquentam quando ficam muito tempo tem desligar.
A máquina-corpo precisa também desse tempo.