Autoconhecimento e saúde mental

Com a tecnologia cada vez mais acessível e ágil, as informações circulam o mundo quase que instantaneamente, e surge uma geração de especialistas em “tudo e qualquer coisa compartilhável nas mídias sociais”.

A possibilidade de conhecer zilhões de universos de assuntos distintos é extremamente positiva (saber é poder, né Foucault?), mas não é tudo o que resta. É importante buscar conhecimento de assuntos diversos, mas ressalto que o conhecimento de si é um assunto primordial a buscar, e o caminho pode não estar nas mídias sociais.

Conhecer a si talvez seja empoderar-se de uma das forças mais lindas, a de construir um caminho e seguir com as próprias pernas. É ter poder de decisão e de ação.

O complexo disso é perceber que tudo o que está em volta, está no meio. Tudo o que porventura nos rodeia, nos atravessa – história de vida, informações, conhecimentos, emoções, afetos, experiências, cobranças e padrões sociais e culturais.

O bonito de conhecer a si está em estabelecer conhecimentos infinitos, por não sermos estáticos. Mudamos e moldamo-nos, não há pausa nos movimentos que fazemos. Conhecendo a si, o caminho percorrido é um caminho construído por si próprio, criando possibilidades de construção de trajetórias de potência.

Se saber é poder, por que não exercer poder sobre a própria vida? Estabelecer relações de potência consigo próprio e com o próprio corpo, potência de vida, saúde mental!

 

Autoconhecimento saude mental psicologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s