Cuidar da saúde mental é trabalhar com aspectos positivos na própria vida, tornar o corpo mais potente e empoderado. Desta forma, o desenvolvimento intelectual também pode ser uma forma de cuidar da saúde mental.
Trato como desenvolvimento intelectual e não em simplesmente estudar, pois refiro-me ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, não apenas a sentar em uma cadeira para assistir a uma aula ou fazer um simulado de questões de prova. O desenvolvimento intelectual envolve o processo complexo de avançar um passo à diante.
Alguns meios de estudo podem, ao contrário, promover doenças – estudar o que não gosta, entrar em uma formação apenas porque foi aquela que aquela que a nota do ENEM permitiu, curso para concurso público que envolva muita pressão. Reflita sobre suas escolhas.
O desenvolvimento intelectual torna a pessoa mais potente a seus próprios olhos, melhora sua capacidade de raciocínio, além de proporcionar maiores possibilidades de escolhas profissionais e acadêmicas.
Busque o desenvolvimento em uma área de afinidade. Seja coerente com seus valores individuais e projetos pessoais. Cuide do seu desenvolvimento intelectual dentro do que faz sentido para ti.
Não use essa horrível aberração no português chamada “empoderamento”. Existem diversas outras expressões bem mais ricas e claras do que essa depravação linguística.
CurtirCurtir