Terapia para casais

O que é um casal?

Duas pessoas que convivem em união, estando em um casamento ou não. O casal pode ser casado, mas podem ser namorados, noivos, ou conviver maritalmente em união estável.

Casais homossexuais também são um casal.

O que pode ser trabalhado em terapia de casal?

A terapia de casal irá trabalhar sempre com questões que digam respeito ao relacionamento, e não a questões que digam respeito a um somente.

Um ponto crucial, ponto de partida,  são os valores do casal, que precisam ser bem elaborados para que as decisões do cotidiano aconteçam de forma a atender às expectativas de ambos. Planos para o futuro e grandes é um tema muito recorrente, por eventualmente ser ponto de conflito.

Emoções, expectativas e mudanças caminham juntos, também.

Questões ligadas à relação íntima e sexual também podem ser alinhadas na terapia de casal, especialmente quando há uma diferença entre valores e expectativas.

Relacionamentos com outras pessoas externas costuma ser um ponto crítico, que precisa de mediação (sogra, cunhado, relacionamentos extraconjugais).

Como funciona a Terapia de Casal?

A terapia de casal é trabalhada como uma psicoterapia breve, com um número determinado de sessões. O casal pode continuar, posteriormente, com a psicoterapia de casal, com suas questões particulares.

A terapia de casal é para casais que buscam um recurso para melhorar a relação, para permanecerem juntos, levando mais qualidade de vida e bem estar para os envolvidos.

Psicopatologias, traumas individuais, sintomas, não são matéria para a terapia de casal, mas sim para a psicoterapia individual.

Quem “precisa” de terapia de casal?

Quaisquer casais que queiram evoluir no relacionamento, resolver conflitos, se comunicar melhor, alinhar planos e metas para o futuro, tomar decisões importantes que envolvam os dois, passar por crises e momentos difíceis.

O “precisa” veio entre aspas, pois a terapia vem como uma ferramenta possível para melhoria na relação do casal, mas não é a única.

A ideia é aproximar o casal, melhorar a relação íntima e conjugal.

As pessoas naturalmente mudam com o passar do tempo, e, quando convivem em casal, essas mudanças podem ser complexas para se adaptarem um ao outro. Essa questão precisa estar presente na terapia de casal.

terapia_casal

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s