Relacionamentos tóxicos

Relacionamentos tóxicos são aqueles em que ambos relacionam-se com o que há de pior em si e com o que promove maior incompatibilidade entre a pessoa e o outro.
Em primeiro momento, pensa-se relacionamento que produza alegria, paz, crescimento, força e potência. No relacionamento tóxico, há um encontro explosivo entre duas pessoas, algo inflamável, em que o pior do outro é projetado no parceiro, ainda que pareça que ambos estão acostumados.

Os sinais mais comuns passam pela agressividade de todas as ordens, intolerância ao comportamento do outro, críticas constantes, rebaixamento das qualidades ressaltando as incompatibilidades, competitividade, briga pela razão para humilhação do outro. É comum, no relacionamento tóxico, pensar que “somos assim, mas nos entendemos”. O trabalho de autoconhecimento e busca/ valorização da própria potência é fundamental para quem percebe que está em um relacionamento abusivo, tanto para resolver as questões do relacionamento atual, quanto para conhecer as questões que a levam para este tipo de relacionamento, e eleger relacionamentos saudáveis no futuro.

Ao menor sinal de um envolvimento em relacionamentos tóxicos, ambos envolvidos precisam se observar e iniciar um processo de autoconhecimento, compreensão da relação e ações – que podem ser direcionadas para a transformação das formas de relacionar-se, por meio da resignificação de si no mundo, e/ou podem ser o rompimento das relações que degradam o próprio corpo. Essas transformações são profundas, pois envolvem a maneira com que seu significado no mundo foi constituída.


E lembre-se sempre, em tempos de feminicídios explícitos na mídia, que em qualquer sinal de violência, procure ajuda, denuncie, não espere.

Nem todo relacionamento tóxico irá evoluir para agressão física, mas todos os relacionamentos em que há violência passam por relacionamentos tóxicos. 🌹

Para tratamentos, busque um psicólogo de sua confiança.

Para denúncia, dique 180 (ou 181), busque ajuda com que pode ajudá-lo a discar estes números.

08-08-2018

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s