Esta semana, além da comemoração do dia do psicólogo no Brasil, eu lembro particularmente da minha formatura, a conclusão de, talvez, uma primeira e primordial etapa no meu percurso profissional.
Ontem fiz oito anos de conclusão da minha graduação em psicologia, mas me dedico aos estudos nessa área há pelo menos doze, e não paro de estudar.
No entanto, acredito que minha trajetória profissional tenha começado bem antes, sendo a minha profissão parte da minha vida. Minha formação profissional teve início na minha formação de valores: a ética, foco em excelência e cuidado com o outro, para destacar alguns principais.
Não se constrói um profissional do dia para a noite. Desenvolvimento técnico-intelectual e conjunto de valores demoram anos, são constituídos em banho maria, e não têm data de conclusão.
Por esses oito anos de profissão, e doze anos de dedicação aos estudos em psicologia, agradeço a todos que atravessaram meu caminho, e contribuíram para meu desenvolvimento, mas sou grata em especial aos meus pais, que formaram lá na base o conjunto de valores que julgo coerentes para o que penso ser um bom profissional. Com sabedoria e paciência, eles me deram a oportunidade de escolher o que eu quisesse fazer em termos profissionais, pois acredito que eles confiaram nos valores que haviam me ensinado, e confiavam que, independente da área profissional que eu seguisse, eu teria uma atuação com foco em excelência, ética e gente.