Hoje, 18 de maio, uma data que propõe lembrar, refletir e problematizar dois assuntos de extrema relevância em nossa sociedade, e não apenas para profissionais das áreas de saúde e social.
Dia da Luta Antimanicomial
Manicômio é jaula, depósito de histórias, pessoas e corpos. E minimizar a potência de vida, até só sobrar o funcionamento dos órgãos vitais.
O dia da Luta Antimanicomial vem lembrar desse tipo de prática, que nos marcou por tanto tempo e ainda permeia nosso inconsciente, de excluir pessoas com problemas e transtornos mentais, mas que não são diferentes de você e de mim, com limitações, diferenças, angústias.
Pessoas com transtornos mentais precisam, eventualmente, de atenção especial para fazer desabrochar o que nelas há de melhor – diferente de nós?

Dia nacional do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes
A data de hoje foi escolhida para lembrar – e principalmente combater – o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, fazendo menção ao Caso Araceli, que ganhou notoriedade em âmbito nacional (e até hoje não houve punição ou retratação) pelo absurdo cometido. Aproveite para conhecer sobre o caso.
Como aconteceu com Araceli acontece com várias e várias crianças em todo o Brasil, dia após dia, corpos violentados e enterrados, futuros brilhantes destruídos e omitidos.
O abuso sexual consiste na prática libidinosa contra a criança e adolescente, e produz impactos físicos e psicológicos. A exploração sexual consiste na prática sexual contra a acriança e adolescente a fim de produzir lucro.

